Uma viagem ao exterior sempre levanta muitas questões. Aqui estão algumas perguntas que recebemos e as respostas que damos relacionadas a como funciona o intercâmbio.

Se você não encontrar sua pergunta aqui, não hesite em entrar em contato.

A.1. Por que estudar idiomas no exterior? É mais eficaz?

Um curso ministrado localmente é uma fórmula que pode ser adequada para os mais jovens, mas muitas vezes negligencia o essencial.

O contexto para-linguístico (professores apenas da língua materna, estudantes que falam línguas diferentes e, portanto, obrigados a se comunicar na língua-alvo, utilização de vocabulário e expressões cotidianas, ambiente imerso de jornais, TV, culinária, moeda local, costumes, músicas…) está ausente, sendo esse o fator de imersão permanente que confere toda a eficácia e uma efetiva absorção do idioma.

A2. Qual a melhor idade para aprender? Qual é a duração ideal?

Mulher adulta

Nunca é tarde para aprender. Temos diversos casos de estudantes com mais de 70 anos.

A duração ideal? Depende de cada perfil. Mas recomendamos programas a partir de 2 semanas, sendo 4 semanas um tempo de ótimo aproveitamento.

Quer ir do iniciante (rigorosamente ZERO contato com o idioma) ao avançado? São necessários de 6 a 9 meses, desde que você faça uma boa escolha de instituição de ensino.

É importante saber que 4 semanas de programa no exterior equivale a pelo menos um ano de estudo em uma escola aqui no Brasil, na qual se estuda habitualmente apenas 4 horas por semana.

A3. Qual o destino mais barato?

Não é o ideal partir para uma busca pelo destino mais barato. O mais barato dependerá principalmente do estilo de vida do estudante e da duração do intercâmbio. Há uma diferença de custo de vida de um destino e de outro, mas certamente não é tão primordial quanto o seu objetivo em realizar o intercâmbio.

Um maior conhecimento das opções de intercâmbio disponíveis e consequente reflexão sobre o que se encaixa melhor nos seus objetivos é o que vai fazer a diferença na sua escolha de destino.

Como agência, nosso objetivo é apresentar a maior eficiência, de forma que tenha o maior progresso possível com o menor investimento.

B.1. Que tipos de programas vocês oferecem?

Com especialização no público adulto, oferecemos as seguintes opções:

  • Cursos de idiomas geral e intensivo + acomodação
  • Cursos de idiomas preparatórios para exames de proficiência (TOEFL, TOEIC, Cambridge, DELE, DELF/DALF, TestDaf) + acomodação
  • Imersão na Casa do Professor

B.2. É possível escolher entre aulas pela manhã ou à tarde?

Dependerá da escola que escolher, porém se não for possível a escolha, sempre comunicamos à escola sua preferência.

B.3. Qual destino devo escolher?

Destino

Essa certamente não é uma tarefa simples, e por isso estamos à disposição para conversar e passar toda a nossa experiência com o objetivo de que você faça a escolha de acordo com o que o atrai em termos de cultura, ambiente, atividades, etc.

B.4. Qual programa de idioma você recomenda?

A formatação dos cursos variam de acordo com a instituição de ensino que tratamos, mas as opções oferecidas são geralmente as seguintes:

  • Curso de idioma padrão (15 a 20 aulas, pela manhã ou tarde, de segunda a sexta-feira): essa é a melhor opção para a maioria dos estudantes. É voltado para os que desejam desenvolver suas habilidades linguísticas e ter tempo para desfrutar dos pontos turísticos da região.
  • Curso de idioma intensivo (25 a 30 aulas, manhã e tarde, de segunda a sexta-feira): para uma experiência de aprendizado mais aprofundada do idioma.
  • Curso de idioma para negócios e outros cursos especializados: para focar em uma determinada área e aprender um vocabulário específico.
  • Curso de preparação para exame de idioma: para um aprendizado focado nas habilidades necessárias para passar nos exames oficiais de idiomas.
  • Aulas particulares: aulas particulares com professor para obter conteúdo de acordo com suas necessidades.

B.5. Existe um nível mínimo / máximo para realizar um intercâmbio?

A maioria das escolas de idiomas aceita estudantes de todos os níveis, do iniciante ao avançado. Algumas escolas têm datas de início específicas. Você pode consultar as descrições dos nossos programas para obter mais detalhes, ou mesmo nos consultar.

Se você for estudante de nível avançado, por favor nos informe pois iremos obrigatoriamente consultar a escola sobre a possibilidade de formação de turma, ou eventualmente ofereceremos a opção de aulas particulares.

B.6. Como determino meu nível de idioma?

Ao se matricular conosco, solicitamos que você informe seu nível no idioma. Enviamos essas informações para a escola assim que sua matrícula for confirmada.

A maioria das escolas organiza um teste de nível no primeiro dia de aula, com o objetivo de organizar os alunos em classes de níveis similares.

Além disso, nós fazemos um acompanhamento de perto de nossos estudantes para saber se estão satisfeitos com a turma e solicitamos aos nossos clientes que sempre nos comuniquem sobre sua satisfação em relação ao programa.

C.1. Quais são as qualificações dos professores de suas escolas parceiras?

Todos os professores de nossas escolas são nativos do idioma que ensinam e/ou são certificados como professores de idiomas estrangeiros. Todos foram treinados para ensinar estudantes estrangeiros de acordo com as regras dos países em que ensinam.

C.2. Todas escolas de idiomas são de qualidade?

Nem todas! Por esse requisito, temos uma variedade de programas mais seletos. Nossas escolas parceiras ajudaram centenas de estudantes a atingir suas metas de progresso no idioma.

Elas adquiriram uma excelente reputação no mundo da educação, graças ao seu ambiente dinâmico e acolhedor, favorável ao rápido progresso dos alunos. As nossas escolas são credenciadas e/ou certificadas por órgãos oficiais nacionais ou internacionais.

C.3. Qual a nacionalidade dos estudantes?

Nossas escolas parceiras têm em comum a diversidade de nacionalidades dos estudantes que frequentam seus cursos, e temos especial cuidado em oferecer uma instituição com um baixo número de brasileiros. A maioria dos estudantes vem de mais de 50 países diferentes.

Em nossa opinião, uma mistura cultural e linguística é um trunfo adicional para um programa de intercâmbio bem-sucedido, pois permite que os alunos conheçam diferentes sotaques e se expressem com mais versatilidade no idioma estudado.

C.4. As escolas oferecem atividades, visitas turísticas e excursões?

As escolas geralmente organizam atividades culturais à tarde e à noite, sendo que todos são livres para participar ou não. Essas atividades podem ser gratuitas ou a um pequeno custo, e a escolha da atividade por parte da escola varia de acordo com a época do ano.

De maneira geral, as escolas organizam excursões no final de semana para oferecer aos seus estudantes a oportunidade de conhecer a região.

C.5. Posso obter um certificado no final da minha estadia?

Todos os alunos recebem um certificado de participação após a conclusão do seu programa, atestando a duração do programa, o curso que fizeram e o nível de idioma alcançado. Este certificado não tem valor de substituir um diploma de idioma internacional do tipo TOEFL ou IELTS, DELF/DALF, DELE, TestDaf e equivalentes.

D.1. Qual acomodação você recomenda?

Como regra geral, é possível escolher acomodação com uma família anfitriã (casa de família) ou uma residência estudantil, de acordo com a sua escolha e sujeito à disponibilidade.

  • Casa de Família: é uma excelente oportunidade para praticar o idioma, vivenciar a cultura local e receber suporte e dicas sobre a região. A estadia com as famílias nativas geralmente inclui meia pensão (café da manhã e jantar). Nessa acomodação você terá quarto individual.
  • Residência de Estudante ou Apart Hotel: Para estudantes que precisam ou desejam mais autonomia, é provável que a acomodação em uma residência de estudante, apart hotel ou studio seja mais adequada. De maneira geral, você terá acesso a uma cozinha totalmente equipada para preparar suas refeições. Nessa opção, você terá quarto individual e banheiro privativo.

D.2. O que posso esperar de uma família na acomodação?

As famílias anfitriãs gostam particularmente de conhecer participantes estrangeiros e os recebem como membros. São constituídas por uma única pessoa, um casal ou um casal com filhos.

Se tiver preferências ou restrições, nós e a escola faremos o possível para atendê-las. Caso não tenha restrições, a escola irá selecionar a melhor família disponível para o seu perfil. No mais, nossa agência trata com seriedade restrições médicas e alergias e asseguramos que ofereceremos a melhor condição possível.

Por fim, nossas escolas parceiras tomam o cuidado de escolher as famílias e inspecioná-las regularmente (a escolha de boas famílias participantes depende diretamente da eficiência administrativa da escola, já que a família deve ter um interesse genuíno no estudante, e não desejar simplesmente um complemento de renda).

Da mesma forma, entendemos que nós e as escolas devemos cobrar do estudante feedbacks em relação à sua satisfação após alguns dias de acomodação.

D.3. O que posso esperar de uma residência de estudante / apart hotel / studio?

Apart Hotel

Nossas residências geralmente estão localizadas a uma curta distância da escola. Para a sua privacidade e conforto, oferecemos somente quarto individual e banheiro privativo.

D.4. Terei acesso à Internet?

A maioria das famílias e residências oferecem acesso à Internet. Além disso, o acesso gratuito geralmente está disponível na escola.

D.5. O que posso esperar em relação à lavanderia?

  • Em uma casa de família, a máquina de lavar roupa geralmente é disponibilizada uma vez por semana e você é informado do dia da lavanderia. Se não for esse o caso, a família indicará a lavanderia mais próxima da residência.
  • Na residência de estudante, as máquinas de lavar são frequentemente disponibilizadas no edifício, mas nem sempre são gratuitas.

E.1. O ambiente é seguro nas cidades em que seus programas são oferecidos?

Sim. Um dos nossos critérios de seleção é a localização das escolas: facilidade de acesso, ambiente seguro, etc.

E.2. Vocês oferecem transfer para aeroportos?

Para quase todos os destinos, nossos parceiros oferecem transfer do aeroporto ou da estação de trem para o seu alojamento. Esse serviço geralmente é recomendado se suas habilidades no idioma são bastante limitadas ou se você não está acostumado a viajar.

De qualquer maneira, ficaremos felizes em indicar alternativas mais em conta para que tome a melhor decisão.

E.3. Eu preciso de um visto? Como faço para obtê-lo?

Estadias em países europeus não exigem nenhum pedido de visto. Você poderá permanecer no espaço Schengen (grupo formado por 26 países europeus, incluindo França, Bélgica, Alemanha, Itália e Espanha) por até 90 dias com o visto de turista (concedido na chegada) e realizar o seu intercâmbio.

Tenha em mente que na maioria dos países seu passaporte precisa de validade de no mínimo seis meses.

E.4. Quais são as formas de pagamento?

O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito, com a possibilidade de parcelar. Para pagamentos à vista, podemos oferecer uma melhor condição.

E.5. É possível trabalhar no local?

Para destinos europeus, é possível somente para quem tem passaporte europeu. O tipo de trabalho que você provavelmente encontrará geralmente é condicionado pelo seu nível de idioma.

É importante ter a consciência que a realização de trabalho durante o intercâmbio irá limitar o seu aprendizado do idioma por ser na prática difícil conciliar o estudo com o trabalho.

E.6. Qual a quantia em dinheiro que devo levar?

O orçamento que você deve planejar para o seu programa depende principalmente de suas necessidades específicas, do custo de vida no local, do tipo de acomodação escolhida (com ou sem refeições) e das atividades e excursões nas quais você gostaria de participar. Em geral, aconselhamos nossos alunos a planejar um orçamento de € 250 por semana.